O Tecnológico de Monterrey Cria Uma Rede Global e Compartilha Sua Plataforma TECgpt Para Promover a Adoção da IA na Educação
/EIN News/ --
- O Tecnológico de Monterrey, em colaboração com a Microsoft, introduziu a iniciativa TECgpt durante a IFE Conference, com o objetivo de disponibilizá-la às universidades de todo o mundo.
- A AI Global Education Network (AIGEN) busca reunir universidades interessadas em adotar e promover a IA dentro de suas instituições.
- Um programa piloto em 10 universidades será lançado para implementar a plataforma com os recursos do TECgpt.
MONTERREY, Nuevo Leon, Jan. 29, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Para impulsionar a adoção da IA no ensino superior, o Tecnológico de Monterrey anunciou a criação da AI Global Education Network (AIGEN) e disponibilizou o TECgpt, seu ecossistema de IA generativa, para as universidades.
O anúncio foi feito na Conferência IFE, "Impulsionando o Futuro da Educação com Inovação e Tecnologia", realizado entre 28 e 30 de janeiro no Tecnológico de Monterrey.
A AIGEN é uma comunidade projetada para dar suporte a aplicativos de IA em universidades, facilitando a adoção de ferramentas e plataformas de IA. “Pense na AIGEN como uma rede de universidades com um interesse comum: avançar e adotar a IA. Eles não estão estabelecendo padrões, e sim compartilhando, criando e recomendando as melhores práticas para adoção”, explicou Michael Fung, Diretor Executivo do Instituto para o Futuro da Educação do Tecnológico de Monterrey.
A rede, liderada pelo Living Lab & Data Hub do Instituto para o Futuro da Educação, operará através de três pilares principais:
- Software: Investigação de ferramentas de IA comerciais e de código aberto para a educação.
- Ensino e Aprendizagem: Estabelecimento de diretrizes para o uso ético e responsável da IA, oferta de treinamento e reformulação de currículos para o preparo para o futuro do trabalho.
-
Pesquisas: Coleta de dados de uso, avaliação de impacto, desenvolvimento de materiais de aprendizagem, e fornecimento de feedback e avaliação
Fung detalhou que a AIGEN conduzirá um programa piloto para implementar uma plataforma com os recursos do TECgpt em 10 universidades. A iniciativa envolverá 30 membros do corpo docente de cada instituição, reunindo suas experiências e resultados ao longo de um período de 3 a 4 meses. Os resultados serão apresentados na IFE Conference 2026.
Entre as universidades que aderiram à iniciativa até agora estão: a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade de Guadalajara, a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade de Cuenca, a Universidade Austral e a Universidade Autônoma de Madri.
Na quarta-feira, 29 de janeiro, durante a IFE Conference, será realizado o workshop “Treinamento no IFE OpenGPT e a AI Global Education Network (AIGEN)”. Este grupo piloto de universidades irá participar do lançamento oficial da iniciativa, com o objetivo de incentivar mais adesões das universidades.
Além disso, Fung enfatizou que o objetivo é promover a colaboração entre as instituições educacionais, criando um ecossistema mais inclusivo que englobe uma gama mais ampla de casos de uso valiosos, incentivando as contribuições dos melhores e mais brilhantes para o benefício de todos.
Sobre o TECgpt
Em setembro de 2023, o Tecnológico de Monterrey lançou o TECgpt, tornando-se a primeira universidade da América Latina a desenvolver seu próprio ecossistema de soluções orientadas por IA. Desde o seu lançamento, o TECgpt alimentou soluções para mais de 14.000 usuários, enquanto o seu assistente virtual, o TECbot, se envolveu com mais de 81.000 usuários.
"Quando lançamos o nosso programa de IA, a Microsoft nos concedeu acesso antecipado às versões de visualização do Azure AI, tornando-nos a primeira universidade da América Latina a acessar esses serviços", explicou Carles Abarca, Vice-Presidente de Transformação Digital do Tecnológico de Monterrey.
Hospedada no Microsoft Azure e alimentada pelos mais recentes modelos e serviços OpenAI, a plataforma fornece ferramentas com duas funções principais: administrativa e acadêmica. “Nossa aspiração é estender o valor do TECgpt além do Tecnológico de Monterrey para as universidades do mundo todo”, concluiu Abarca.
Visite o Press Center do Tecnológico de Monterrey
Siga-nos:
Facebook: @TecdeMonterrey X: @TecdeMonterrey Instagram:@Tecdemonterrey
Sobre o Tecnológico de Monterrey
O Tecnológico de Monterrey ((http://www.tec.mx) é uma universidade privada sem fins lucrativos reconhecida por sua excelência acadêmica, inovação educacional e visão global. Fundada em 1943, ela está presente em 33 cidades de 20 estados mexicanos, com 60.000 mil estudantes de graduação e pós-graduação, além de mais de 27.000 mil alunos do ensino médio. Certificada pela SACSCOC desde 1950, a Tec está classificada em 185º lugar no QS World University Rankings 2025 e 7º lugar na América Latina de acordo com O The Latin America University Rankings 2024. Também é reconhecida pelos seus programas globais de empregabilidade e de empreendedorismo, fazendo parte de redes internacionais como APRU e U21. Para mais detalhes, visite nosso Boilerplate: https://tec.rs/Boilerplate
Contato de Imprensa: Tecnológico de Monterrey Christian Morales E-mail: christianm@tec.mx Cuadrante, Estrategia y Comunicación Gabriela Peñaloza E-mail: gpenaloza@cuadrante.com.mx Miranda Partners Sofia Fraser E-mail: sofia.fraser@miranda-partners.com
Distribution channels: Media, Advertising & PR
Legal Disclaimer:
EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.
Submit your press release